Alunos do semestre 2015.2 do curso de Engenharia de Computação da UEFS desenvolveram um jogo educacional sobre o Aedes Aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
Orientados pelo Prof. Dr. Victor Sarinho na disciplina Jogos Digitais, os alunos José Victor Cardim e Fabio Bispo do curso de Engenharia de Computação desenvolveram um jogo 3D baseado em realidade virtual no qual o usuário precisa destruir o maior número possível de larvas do Aedes Aegypti.
No quintal de uma casa, cheia de focos do mosquito como piscina, fontes de água, pneus velhos, garrafas, etc., o jogador tem uma visão em primeira pessoa do personagem, que com uma mira, ataca as larvas do mosquito. Cada larva destruída gera uma pontuação e vence aquele que conseguir matar mais larvas em menos tempo.
Segundo o Prof. Victor Sarinho, essa iniciativa é muito importante, pois o jogo apresenta um ambiente imersivo inovador que pode ser usado para a educação e conscientização de crianças sobre os perigos trazidos pelo mosquito.
Os alunos ficaram satisfeitos com o resultado. O jogo foi testado com outras pessoas, que acharam o produto interessante. O próximo objetivo dos alunos é disponibilizar o jogo nas escolas, para que as crianças possam entender brincando a importância de eliminar o mosquito.
Um vídeo do jogo em execução pode ser visto no YouTube pelo link abaixo: