O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo e uma oportunidade de confraternizarmos com colegas e amigos. Em tempos remotos, o Natal era comemorado em diversas datas diferentes, pois não se sabia com precisão a data do nascimento de Jesus. Somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. No antigo Império Romano, o 25 de dezembro era comemorado o inicio do inverno. Por isso, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
O sentido do Natal decorre da forma como cada criatura vive este momento. É evidente que os comerciantes, em sua maioria, utilizam-no como marketing, fonte de lucro. Já os Cristãos aproveitam para propagar a renovação dos corações com o intuito de prepará-los para a chegada do Menino Jesus.
Na sociedade contemporânea, a globalização vem montando seu império excludente, os valores da solidariedade e da equidade são substituídos pela ganância e pelo egoísmo, deste modo o verdadeiro sentido do Natal vem se perdendo no tempo, juntamente com a evolução dos sentimentos do ter e do poder, extinguindo, totalmente, a razão e vivência do ser.
Espero que em 2009, todos nós sejamos mais racionais, que possamos notar mais o brilho nos olhos de nossos irmãos, não o julgar pela cor da sua pele ou, sua condição financeira, agir mais com o coração, ser feliz e amar mais ao próximo.