Crer para ver

Ultimamente tenho escrito sempre sobre política e corrupção – que parecem serem irmãs. Deixando de lado meus comentários sobre religião, auto-ajuda, da parte holística do ser, que também é uma maneira de ver o mundo, o homem e a vida, em si, como entidades únicas, completas e inteiramente associadas.

Resolvi então, mudar um pouco e falar sobre uma frase escrita em um par de “canecas”, que comprei para presentear minha esposa em comemoração ao dia dos namorados. Nelas estava escrita a seguinte frase: “Crer Para Ver”. Essa frase aguçou em mim, a necessidade de uma reflexão.

Estamos acostumados a ouvir o contrario; “Ver Para Crer”. Depois de muito meditar, cheguei à conclusão de que a frase correta é, realmente, crer para ver.

Assim como Renée Descartes (1596-1650), filósofo francês criador do Método Cartesiano, em uma de suas famosas obras, “O Discurso dos Métodos”, também nos coloca diante de um ponto de reflexão em relação à frase: “Penso, logo existo”. Em sua busca da verdade, colocou uma dúvida ou controvérsia nessa sentença, achando que a expressão correta seria: “Existo, Por Isso Penso”. Só podemos pensar, disse ele, se existirmos. Segundo Descartes, para pensarmos, precisamos primeiro existir e não o contrário. “Como poderemos pensar se não existimos?” O mesmo se dá às expressões Ver Para Crer e Crer Para Ver. Qual a correta? Precisamos ver a presença de Deus para acreditar em sua existência ou, para conseguir essa graça, só precisamos crer? Para quem Deus se mostrará? Para quem tem fé e acredita na sua existência, fisicamente invisível aos nossos olhos, ou para pessoas como Santo Agostinho, que só acreditam no que existe no plano físico?

Fazendo um paralelo entre a sentença de Descartes e a impressa na caneca, chego à conclusão de que a resposta a este impasse, depende da crença ou até mesmo do estilo de vida de cada um. Precisamos existir para pensarmos ou pensamos porque existimos? Veremos se crermos ou se crermos, veremos?

Faça sua reflexão, mas com equilíbrio para não se tornar um mentecapto.

Sempre torcendo por você e para que sua fé seja racional.

Leave a Comment

Filed under Textos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.